Prefeitura de Guarulhos
Notícias

ESAP PROMOVE LIVE PARA SERVIDORES MUNICIPAIS SOBRE A FERRAMENTA DE QUALIDADE 5S

A Escola de Administração Pública Municipal (ESAP), por meio do Programa de Capacitação do Servidor, promoverá no próximo dia 29 uma live sobre a Ferramenta de Qualidade 5S no canal da ESAP Guarulhos no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCu0Jm3aMpes53eJYEcED3Gw).

Para tratar do assunto o palestrante convidado será Haroldo Ribeiro, professor de pós-graduação da FEI – Faculdade e Engenharia Industrial de São Paulo e criador da Certificação 5S, utilizada em vários países para validação de nível de excelência em serviços.

Data: 29/04,
Horário: Das 19h00 às 20h00
Link para acesso: https://www.youtube.com/watch?v=n_wz8tCyxVk

A ferramenta 5S

O 5S surgiu no Japão em meados de 1950, após a Segunda Guerra Mundial, com o propósito de ajudar as empresas do país a se recuperarem e se reorganizarem durante a crise pós-guerra. Devido aos resultados promissores da técnica, o 5S foi disseminado em vários países ao redor do mundo.
Aqui no Brasil, sua prática iniciou-se por volta do início dos anos 90. Hoje, o 5S é considerado a base para a implantação da Qualidade Total (estratégia administrativa que objetiva gerar a consciência da qualidade em todos os processos de uma organização)
Para maiores informações e/ou para receber aviso de novas lives, envie e-mail para: esap@guarulhos.sp.gov.br

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UNIFEI OFERECE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA GRATUITA PARA O POLO UAB GUARULHOS

O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB Guarulhos) em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), por meio do Centro de Educação (CEDUC), torna público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de discentes para o curso de especialização lato sensu em “Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade”, oferecido em parceria com a CAPES/MEC.

Para Guarulhos, estão previstas 30 vagas, com foco nos professores da educação básica e outros profissionais que tenham formação em nível superior.
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Após a inscrição, o aluno deverá gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 60,00. Atenção para a data de vencimento da GRU, pois a inscrição só será efetivada após a confirmação do pagamento.
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As inscrições estão abertas até 19/04/2021 às 23h59min (horário de Brasília), o edital está disponível no link: https://ceduc.unifei.edu.br/editais/ ou https://sigaa.unifei.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf

Em caso de problemas com os links acima, favor contatar o Polo UAB Guarulhos pelo e-mail: polouabguarulhos@gmail.com e/ou pelos telefones: (11) 2472-5423 e 2408-1183.

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LIVE ESAP

Desde que foi declarada pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Covid-19 trouxe inúmeros desafios ao dia a dia pessoal e profissional dos servidores públicos de Guarulhos. Por esta razão, a Escola de Administração Pública Municipal (Esap) começou a adaptar o seu Programa de Capacitação do Servidor e Servidora para atender à demanda de formação, neste momento, voltada ao ensino remoto ou a distância, que será disponibilizado através de lives.

Para celebrar a nova parceria para capacitação de servidores firmada pela Prefeitura com o Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), a primeira live, que acontece no dia 8 de abril, às 19h, trará como tema o CRA Educa, a plataforma online e gratuita de cursos, aulas e webinars (seminários online em vídeo) do CRA-SP. O palestrante convidado para abordar o tema e a necessidade capacitação em tempos de pandemia é João Paulo Vergueiro, administrador e mestre em administração pública pela FGV-SP e bacharel em direito pela USP.

A live será transmitida pelo canal da Esap Guarulhos no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCu0Jm3aMpes53eJYEcED3Gw.

O calendário prévio com as datas e temas das próximas lives será divulgado em breve. Para mais informações e/ou para receber aviso de novas lives envie e-mail para esap@guarulhos.sp.gov.br.

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REATIVAÇÃO DO VALE TRANSPORTE

Informamos que por motivo de segurança, A PARTIR DE DEZEMBRO/2020 os serviços de REATIVAÇÃO E SUSPENSÃO do envio de créditos de vale-transporte, NÃO SERÃO MAIS EXECUTADOS VIA TELEFONE, desta forma, os servidores deverão solicitar a reativação e a suspensão através dos seguintes canais de comunicação:

- Portal do Servidor (Fale Conosco/ Dúvidas)
- E-mail: drhbeneficios@guarulhos.sp.gov.br.

Os pedidos deverão ser feitos sempre entre os dias 01 e 15 do mês, para envio de créditos ou suspensão no final do mês.

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APLICATIVO VITALK - SERVIDORES DA SECRETARIA DA SAÚDE

Caro Servidor da Saúde

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AOS SERVIDORES PÚBLICOS QUE SE APOSENTAREM PELO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL- INSS

A Emenda Constitucional n° 103/2019, publicada no Diário Oficial da União em 13/11/2019, estabelece que o servidor público integrante dos quadros da Administração Pública Direta e Indireta, que tiver a aposentadoria concedida pelo Regime Geral de Previdência Social – INSS ou pelo Regime Próprio de Previdência Social, terá seu vínculo rompido, ficando imediatamente desligado do serviço público.

Veja no link abaixo o Comunicado 012/2020-SGE01 publicado no Diário Oficial do município do dia 21/07/2020, com as providências a serem tomadas no momento de alcançarem a aposentaria pelo Regime Geral da Previdência Social – INSS, em especial ao item 3:

“O servidor público municipal deverá obrigatoriamente comunicar imediatamente sua chefia imediata, ou diretamente ao Departamento de Recursos Humanos, eventual concessão de aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, com a apresentação da respectiva Carta de concessão do benefício pelo órgão previdenciário, sob pena de responsabilidade administrativa por violação aos deveres do empregado expressos na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, bem como, no Decreto Municipal n° 35.459 de 17 de janeiro de 2019 que estabelece o Código de Conduta e Ética Profissional dos Agentes Públicos e da Alta Administração Municipal.”

O Departamento de Recursos Humanos receberá a Carta de Concessão do Beneficio de aposentadoria através do e-mail servicosocialdrh@guarulhos.sp.gov.br

Veja o comunicado na integra,  CLIQUE AQUI.

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REAJUSTE DO TETO DO INSS PODE ALTERAR SUA CONTRIBUIÇÃO À PREVCOM
READEQUAÇÕES DE VALORES ATÉ 28/02/2021

O teto máximo do INSS em 2021 é de R$ 6.433,57. Com o reajuste, o salário de participação (diferença entre o teto do INSS e a base de contribuição total) dos participantes ativos da Prevcom será menor, o que pode ocasionar redução na contribuição aos planos e, consequentemente, no montante poupado para a aposentadoria.

Veja o que muda:

O percentual vai incidir sobre um valor menor. Assim, a contribuição será menor e o valor acumulado também. Ex.: Se hoje o salário de contribuição é R$ 8.000,00 e a alíquota de contribuição é 7,5%, o teto será de R$ 6.101,06, sendo a contribuição sobre R$ 1.898,94 (R$ 8.000,00 - R$ 6.101,06), portanto a contribuição é de R$ 142,42.

Com o novo teto de R$ 6.433,57, a contribuição é sobre R$ 1.566,43 (R$ 8.000,00 - R$ 6.433,57), consequentemente a contribuição será de R$ 117,48.

Novos Ativos Facultativos

Com o reajuste, quem possui base de contribuição entre 6.101,06 (teto em 2020) e o novo valor (R$ 6.433,57), deixará de ser um participante ativo e se tornará participante ativo facultativo. Assim, há duas mudanças importantes: (01) O percentual vai incidir sobre a base de contribuição total (que ficará abaixo do teto) e não mais sobre o salário de participação (diferença entre o teto do INSS e a base de contribuição total). Assim, sua contribuição sofrerá amplo reajuste. (02) Não haverá mais a contrapartida do patrocinador, pois a Prefeitura já contribui sobre a base salarial abaixo do teto para o RPPS ou o INSS.

Quem já possui base de contribuição abaixo do teto, nada mudará. Serão mantidos na categoria ativo facultativo e o percentual de contribuição permanece o mesmo. Os que optarem por readequar o valor à sua expectativa de benefício devem alterar a alíquota na Área do Participante no site prevcommulti.com.br e/ou entrar em contato com o Atendimento ao Participante pelo e-mail participante@prevcommulti.com.br.

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COMUNICADO DRH

Considerando a alteração da forma de pagamento do fornecedor de Vale-Transporte Autopass S.A de depósito em conta corrente para boleto bancário – o que pode demorar até 03 (três) dias para compensação bancária;

Considerando que a alteração supra impacta diretamente nos prazos de liberação de créditos nos cartões de Vale-Transporte dos servidores optantes pelos benefícios;

Considerando a necessidade de padronização da data de liberação de todos os créditos de Vale-Transporte, independente do fornecedor;

Considerando, ainda, o constante no Processo Administrativo nº 31.730/2020,

Comunicamos:

1. A partir de 02/2021, os créditos de Vale-Transporte serão disponibilizados no 5º (quinto) dia útil do mês. Por exemplo: os créditos para utilização em fevereiro/2021 serão disponibilizados nos cartões no dia 05/02/2021;

2. A recarga de Vale-Transporte de 01/2021 (programada para 30/12/2020) será acrescida de 5 (cinco) dias para que não haja prejuízo aos servidores;

3. Os valores referentes a Vale-Transporte, que eventualmente são lançados em folha de pagamento, não sofrerão alterações.  

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REATIVAÇÃO E SUSPENSÃO DO ENVIO DE CRÉDITOS DE VALE-TRANSPORTE

Informamos que por motivo de segurança, A PARTIR DE DEZEMBRO/2020 os serviços de REATIVAÇÃO E SUSPENSÃO do envio de créditos de vale-transporte, NÃO SERÃO MAIS EXECUTADOS VIA TELEFONE, desta forma, os servidores deverão solicitar a reativação e a suspensão através dos seguintes canais de comunicação:

- Portal do Servidor (Fale Conosco/ Dúvidas)
- E-mail: drhbeneficios@guarulhos.sp.gov.br.

Os pedidos deverão ser feitos sempre entre os dias 01 e 15 do mês, para envio de créditos ou suspensão no final do mês.

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NOVOS PROCEDIMENTOS DE ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA SEÇÃO TÉCNICA DE CONTROLE DE FREQUÊNCIA

PORTARIA Nº 33/2020-SGE (publicada no DO de 04 de setembro de 2020)

O Secretário Municipal de Gestão, Adam Akihiro Kubo, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Decreto nº 21.310/2001, e o constante do inciso II, artigo 27 c/c a alínea “g” do inciso II do artigo 206, ambos da Lei Municipal n.º 7.550, de 19 de abril de 2017 e inciso II do artigo 69 da Lei Orgânica do Município,

Considerando o grande volume de solicitações encaminhadas mensalmente à Seção Técnica de Controle de Frequência – SGE01.05.01, para tratamento dos apontamentos de frequência dos mais de 22.000 servidores que desempenham suas atribuições nesta Prefeitura,

Considerando a necessidade de otimizar o processo de análise e resposta dessas solicitações, dando maior agilidade no atendimento e transparência de seus andamentos,

DETERMINA:
1 - O encaminhamento dos documentos relativos aos assuntos de frequência dos servidores deverá ser realizado via Sistema de Expediente Eletrônico - SIPEX ou via Sistema de Protocolo, conforme o caso, à SGE01.05.01, observando-se as orientações constantes do Anexo I.

2 - As orientações e requerimentos para cumprimento da presente determinação constarão do Portal do Servidor >Guia de Serviços > Requerimentos de Frequência. Adam Akihiro

Confira a portaria na integra.

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JORNADA ESPECIAL DE TRABALHO PESSOA COM DEFICIÊNCIA

A Lei 7.828, de 16 de junho de 2020, dispõe sobre a concessão de jornada especial de trabalho ao servidor público municipal com deficiência, bem como àquele que tenha cônjuge ou relação de união estável, filhos ou dependentes com deficiência. Em atendimento, indicamos abaixo os procedimentos a serem adotados para o requerimento:

1- Preencher devidamente e assinar o formulário - inclusive a chefia - que está disponível no Portal do Servidor (Guia de Serviços / Jornada Especial);
2- No formulário, indicar a redução de jornada pretendida, lembrando que só poderá ser em jornada normal, ou seja, de segunda a sexta-feira, sempre no mesmo horário. No caso de opção de horário móvel, será necessário anexar ao formulário o Termo de Anuência de Horário Móvel, disponível no Portal do Servidor (Guia de Serviços / Horário Móvel);
3- Agendar o atendimento presencial para protocolo do pedido no DRH, enviando uma mensagem por WhatsApp  (11) 97322-8429;
4- No caso de filhos/dependentes ou cônjuge/companheiro(a) com deficiência, no momento do protocolo você deve apresentar, além do formulário devidamente preenchido e assinado, a documentação que comprova a relação com a pessoa com deficiência (RG, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Escritura Pública de União Estável, Termo de Guarda/Curatela/Tutela, por exemplo);
5- O laudo médico original emitido nos últimos doze meses declarando a espécie e o grau da deficiência será apresentado somente na perícia médica no SESMT, que ocorrerá em dia e horário indicados no momento do protocolo no DRH.

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PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES / 2º SEMESTRE DE 2020, SOMENTE COM CURSOS ON LINE.

A ESAP – Escola de Administração Pública Municipal divulga o folder do Programa de Capacitação dos Servidores / 2º semestre de 2020, somente com cursos on line.

Confira no folderI. folder anexo, os eventos disponíveis.

Qualquer dúvida, entre em contato com a ESAP, pelo Fale Conosco no Portal do Servidor ou pelo e-mail: esap@guarulhos.sp.gov.br

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COMUNICADO 012/2020-SGE01 DIRETRIZES RELACIONADAS AOS SERVIDORES PÚBLICOS QUE SE APOSENTAREM PELO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

Em atendimento a Emenda Constitucional n° 103/2019, publicada no Diário Oficial da União em 13/11/2019, estabelecendo que o servidor público integrante dos quadros da Administração Pública Direta e Indireta, que tiver a aposentadoria concedida pelo Regime Geral de Previdência Social – INSS ou pelo Regime Próprio de Previdência Social, terá seu vínculo rompido, ficando automaticamente desligado do serviço público.

Segue no link abaixo para ciência, o Comunicado 012/2020-SGE01 publicado no Diário Oficial do município do dia 21/07/2020, com as providências a serem tomadas no momento de alcançarem a aposentaria pelo Regime Geral da Previdência Social – INSS, em especial ao item 3. Informamos ainda, que no sentido de operacionalizar as ações apresentadas no referido Comunicado, e como medida para combater a propagação do Coronavirús (Covid-19), o Departamento de Recursos Humanos receberá a Carta de Concessão do Beneficio de aposentadoria através do email servicosocialdrh@guarulhos.sp.gov.br

Veja o comunicado na integra, CLIQUE AQUI.

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PROTOCOLO DE PREVENÇÃO CORONAVÍRUS

Medidas de higiene individual e preparação do ambiente de trabalho

Veja o cartaz.

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NOTA DE ESCLARECIMENTO CARTÕES DE VALE TRANSPORTE E SENIOR

ESCLARECEMOS que os cartões de TRANSPORTE SENIOR, GRATUIDADE E AFINS, são concedidos pelos gestores de transporte público (Guarupass, BOM, SPTRANS, entre outros) independente de qualquer vinculo empregatício e não há custo ao beneficiado.

Já os cartões de VALE TRANSPORTE, são fornecidos pelo empregador (Prefeitura de Guarulhos) a todos os servidores optantes, mediante a contrapartida de 4% ou 6% do salário.

Desta forma, os cartões SENIOR’s e GRATUIDADE que só poderão ser utilizados em momentos específicos, fora do horário do pico, ou seja, apenas entre as 10h e 15h e após as 20h ou que tenha utilização suspensa por parte do emissor,

ESCLARECEMOS, que os servidores poderão solicitar normalmente a concessão de VALE TRANSPORTE junto ao DRH.

Cabe-nos, ainda, INFORMAR algumas situações das quais deverão ser observadas:

A Guarupass cobra 03 tipos de tarifas distintas dependendo do tipo de cartão ou pagamento em dinheiro:
R$ 4,94 é a tarifa cobrada utilizando o cartão ( cor vermelha) VT concedidos por empresas (a PGM se encontra nessa situação)
R$ 4,45 é a tarifa cobrada utilizando o Cartão Cidadão (cor azul);
R$ 4,70 nos casos de pagamento em dinheiro.

Se o desconto de 6% for superior ao envio de crédito mensal, o valor do desconto será igual ao crédito.

Desta forma, o servidor deverá avaliar qual opção é mais vantajosa.

Por fim, relembramos que a utilização do VALE TRANSPORTE concedido pela PMG para outros fins que não seja o deslocamento casa-trabalho-casa enseja mau uso do VT, podendo acarretar até em dispensa por justa causa.

Atenciosamente,

HENRIQUE REIS
Chefe de Seção Técnica
Tel. 2423-7400
Ramais 7493 / 7451

Secretaria de Gestão
Departamento de Recursos Humanos
Seção Técnica de Gestão De Benefícios

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DataNoticias
14/04/2021ESAP PROMOVE LIVE PARA SERVIDORES MUNICIPAIS SOBRE A FERRAMENTA DE QUALIDADE 5S
31/03/2021UNIFEI OFERECE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA GRATUITA PARA O POLO UAB GUARULHOS
24/03/2021LIVE ESAP
11/03/2021REATIVAÇÃO DO VALE TRANSPORTE
11/03/2021APLICATIVO VITALK - SERVIDORES DA SECRETARIA DA SAÚDE
12/02/2021AOS SERVIDORES PÚBLICOS QUE SE APOSENTAREM PELO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL- INSS
18/01/2021REAJUSTE DO TETO DO INSS PODE ALTERAR SUA CONTRIBUIÇÃO À PREVCOM
READEQUAÇÕES DE VALORES ATÉ 28/02/2021
29/12/2020COMUNICADO DRH
05/11/2020REATIVAÇÃO E SUSPENSÃO DO ENVIO DE CRÉDITOS DE VALE-TRANSPORTE
08/09/2020NOVOS PROCEDIMENTOS DE ENTREGA DE DOCUMENTOS PARA SEÇÃO TÉCNICA DE CONTROLE DE FREQUÊNCIA
13/08/2020JORNADA ESPECIAL DE TRABALHO PESSOA COM DEFICIÊNCIA
12/08/2020PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES / 2º SEMESTRE DE 2020, SOMENTE COM CURSOS ON LINE.
28/07/2020COMUNICADO 012/2020-SGE01 DIRETRIZES RELACIONADAS AOS SERVIDORES PÚBLICOS QUE SE APOSENTAREM PELO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
14/07/2020PROTOCOLO DE PREVENÇÃO CORONAVÍRUS
24/06/2020NOTA DE ESCLARECIMENTO CARTÕES DE VALE TRANSPORTE E SENIOR
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Departamento de Recursos Humanos
Av. Pres. Humberto de Alencar Castelo Branco, 1041 - Vila Augusta,
Horário de Atendimento das 8h às 16h, de segunda a sexta.
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